Pessoas e Lugares

Eu

Pessoas e Lugares (People and Places) is a text I have written on summer 2011 about our uniqueness as individuals, how the places we visit, live and experience can enrich and influence us endlessly.

Pessoas e Lugares
Sempre ouvi dizer que são as pessoas que fazem um lugar, e não o contrário.  De facto, assim é. 
 
Cada um de nós tem um lugar neste Mundo. Cada um de nós é a luz da madrugada,  a chama da esperança na noite escura,  a força do raiar do dia. Cada um de nós traz em si o grito da terra mãe. Almas diferentes somos sem nunca quebrar o encantamento da lei da vida e do instinto de sobrevivência.  Ávidos discípulos do universo.  Quem seriamos nós e que magia teria uma vida cujas alegrias e tristezas não fossem partilhadas com outrem?  Quem seriamos nós se não tivéssemos quem nos houvesse matado a sede de conhecimento com sua sabedoria de gerações? Talvez ninguém.

Sinto que sou alguém. Para mim isso, por si só, chega. Sou ser consciente. Orgulho-me de meus pais e avós e a eles estou grata por tudo o que em mim depositaram. Não seria a mesma pessoa se não tivesse cheirado a maresia e a “bela luísa” em cada dia de minha infância, visto meu avô na faina e subido a bordo de seu barco e sentir que fazia parte de seu bravo reino,  palpado o solo fértil da horta, ouvido o piar dos pintainhos a chamar pela mãe galinha, vivido a festa de uma sardinhada no quintal em tardes solarengas de Domingo.  Não seria. Meu coração bate em compassos cada vez mais fortes sempre que lembranças de outros tempos aparecem à esquina.  Aos vê-las minha voz fica quase trémula se em palavras tento verbalizar o êxtase que fervilha no meu sangue. Como tudo faz parte de mim e comigo vai para onde eu for!   

 De lugares por onde passei guardei em mim outras gentes, outras formas de viver, outros jeitos de falar, outras maneiras de dizer, outros pontos de vista, outros costumes, outras tradições, outras verdades.  Deixei por onde andei minha amizade e meu amor, partilhei minhas conversas, risos e choros, abraços e sorrisos mas, acima de tudo, ganhei!

Cheguei mais longe do que alguma vez poderia ter imaginado e aprendi sempre, sem nunca julgar, pois todos temos a nossa história para contar. 

 

Leave a comment

